sexta-feira, fevereiro 29, 2008

o centésimo terceiro miado

Nem parece que há volta deste espaço de Deuses e Homens está uma contemporânea Polis com mais de três milhões de habitantes...

domingo, fevereiro 24, 2008

o centésimo segundo miado

Caros leitores e viajantes internáuticos, este Gato partilha convosco um correio electrónico (uma espécie de newsletter) que tenho recebido de Isa e Tarik, da Casa Vinyasa, em Lisboa, onde cheguei a frequentar aulas de Ashtanga Yoga:

http://casavinyasa8yoga.blogspot.com/

Como sempre, são palavras verdadeiramente inspiradoras... Que não se fique só por este momento de motivação e esperança, mas que se concretize o sonho, porque é possível, se se quiser - e falo, antes de mais, para mim próprio. Temos o poder de escolher, e não percebemos isso, quando nos lamentamos apenas e pensamos - comodamente - que não existe solução... Mas é claro que há!

"(...) Estive recentemente numa palestra na Gulbenkian dada por um Britânico top xpto sobre alterações climáticas… apesar de não ter aprendido nada de novo, "os factos não mentem…" estamos a presenciar uma das mudanças mais aceleradas em toda a história da Humanidade… O que mais me impressionou foi o cansativo foco nos problemas… a sementinha do Medo… mas soluções… nada… nem se quer uma direcção… também, 40 minutos não dava para muito e a táctica do Medo como motor de mudança funciona melhor, visto que a humanidade está totalmente escravizada por ele…

Mas felizmente essa consciência está a mudar… e também felizmente estamos conectados com um canal muito mais enfocado nas soluções, não tanto nos problemas… problemas existem é certo… mas podemos transformá-los em oportunidades… o Yoga como já repeti inúmeras vezes foi desenvolvido a partir da observação e da nossa integração com o meio natural… mas numa época em que existia equilíbrio… hoje a coisa mudou… o equilíbrio perdeu-se, e os pontos de referência também… mas a conexão está lá… no DNA da prática, cada vez que se faz a oração, conectamos com a linhagem de pessoas que desenvolveram a arte de transcender… e quanto mais nos vamos aprofundando… mais conectados estamos… e mais gratificante se torna a nossa aventura por essa vida…

2008 é um ano determinante para muitas pessoas deste planeta… sente-se de facto… e o maior investimento nesse momento… é o investimento em conhecimento… conhecimento prático e objectivo que poderá determinar o futuro da nossa espécie… das nossas famílias, dos nossos filhos e de nós mesmos…

Nessa época de tomada de decisões… nós temos duas hipóteses… "Ou fazer parte da solução… Ou ser o problema…" e as consequências da preguiça, displicência, alienação, falta de disciplina, falta de rigor e de brio, Medo, perda de referências, ir andando, falta de auto-estima, consumismo sem ética, depressão, mania etc. podem ser catastróficas… o que mais me impressionou na palestra por exemplo foi ter a total noção de que os políticos e as pessoas que julgam estar no poder são as mais desesperadas para encontrar soluções sustentáveis viáveis para continuar alimentando o sistema monstruoso criado por todos os seres humanos… basta colocar em perspectiva que cidades como Xangai em 10 anos passarão de 20 Milhões de habitantes para 40 Milhões… e a água? Vem de onde? Quanto tempo mais vamos ficar à espera e deixar que "Eles" decidam?
Eles, somos Nós… e cabe a Nós impor a nossa vontade… mas antes disso é preciso ter vontade… e investir em nós mesmos… conhecimento prático…

Nós decidimos afastar o Medo e conectar com o Amor… e resolver os problemas com soluções… há muito para se fazer… e o principal é a comunicação… e a conspiração (respirar em conjunto) estamos genuinamente empenhados em compartilhar isso através do Yoga, que encerra um enorme excedente de conhecimento que numa vida só não é suficiente para aprender… mas o tempo voa e o nosso entusiasmo é alimentado pelo vosso… e essa troca é muito importante para o futuro de todos… a Tribo deve continuar com seus rituais e com as suas tradições… não para o bem individual egoísta… mas para o bem do grupo… e agora mais do que nunca… para o bem do planeta…

(...)

sábado, fevereiro 16, 2008

o centésimo primeiro miado

Para os que ainda não descobriram o excelente sabor e as propriedades do Miso - um ingrediente a ter mais nas mesas que se querem saudáveis...

O que é o Miso?

De origem japonesa, é uma pasta fermentada que leva anos a fermentar, feito a partir de grão de soja, um cereal e sal.

Nas suas propriedades destacam-se:
- A elevada percentagem de proteínas vegetais, conhecidas como proteínas de base, a partir das quais o homem, por si mesmo, pode produzir no seu corpo a proteína animal considerada perfeita.
- Contém em grande quantidade uma enzima muito activa capaz de refazer a flora intestinal.
- Contém uma grande percentagem de lecitina, excelente para os vasos sanguíneos, prevenindo o seu envelhecimento.
- Possui lisina, o que favorece o crescimento das crianças.
- É um excelente remédio para as gripes e a falta de apetite.
- É um excelente desintoxicante e fortificante: limpa os pulmões e os brônquios; é um excelente fortificante do leite materno.
- Fortifica e desintoxica o fígado, principalmente em relação aos efeitos do álcool e do fumo.
- Assimila a radioactividade, expelindo-a para fora do corpo.
- Contém ácido linoleico que se combina com a lecitina para dissolver o colesterol, evitando a hipertensão e a arteriosclerose.
- Também é bom para doenças cardíacas e alergias provocadas pelo excesso de proteínas não digeridas no sangue.

Em resumo, o Miso proporciona LONGEVIDADE!

sábado, fevereiro 02, 2008

o centésimo miado

IMPORTANTE LER E DIVULGAR:
O movimentopelamusica, formado por um grupo de Professores da Escola de Música do Conservatório Nacional, tem como objectivo informar a população em geral sobre as implicações que a reforma prevista pelo Ministério da Educação terá no ensino especializado da música.

Sob a bandeira falaciosa de uma democratização do ensino musical, o Ministério da Educação prepara-se para extinguir o ensino especializado da música no país. As crianças entre os 6 e os 9 anos, assim como os alunos de idades mais avançadas serão excluídos do sistema. Como exemplo: dos cerca de 900 alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, 75% não poderá prosseguir os seus estudos. As famílias, e só as que tiverem maiores possibilidades financeiras, serão então obrigadas a pagar por um ensino de qualidade em escolas privadas.
A cultura musical ficará empobrecida, mais cara e mais elitista!

Somos pela abertura de uma sensibilização à música dirigida a todas as crianças desde a pré-primária e, se possível, nas escolas do ensino genérico. Mas estas medidas não podem ser tomadas à custa da extinção do ensino especializado, onde até agora crianças a partir dos seis anos de idade podiam aprender a tocar um instrumento. O ensino especializado da música tem um valor formativo único e é igualmente uma importante fonte geradora de emprego - a indústria da música e do espectáculo gera aproximadamente 100.000.000.000€ por ano (não tendo em conta as verbas de espectáculos musicais), quantia que cobre 7 vezes a despesa do Ministério da Educação com o ensino especializado da música.

Em consonância com outros movimentos (Movarte, salvemoconservatorionacional) somos pela defesa de um ensino de qualidade e as nossas posições encontram-se reflectidas no Manifesto aprovado em Assembleia Geral de Escola.

Se partilhar das nossas inquietações, junte-se a este movimento, ajude a divulgar este e-mail e assine a petição on-line que encontrará em:

http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html
Ah, e não esquecer também outra petição, a propósito da democratização do Ensino Artístico, dirigida ao Primeiro Ministro e ao Presidente da República: