sábado, novembro 22, 2008

o centésimo vigésimo segundo miado

No Sábado passado a Igreja Matriz de Loulé recebeu mais um excelente concerto, partilhado pelos magníficos Ensemble de Flautas de Loulé e pelo Coro de Câmara do Grupo Coral Adagio, de Portimão.
Confirmou-se a excelente colaboração e a celebração da Música, e muito digna de nota, a interpretação, mais uma vez, da peça contemporânea "Duas Histórias para Consort de Flautas de Bisel", do compositor Nuno Sequeira Rodrigues.
Aqui fica o anúncio e o convite - mais uma vez, o Ensemble de Flautas de Loulé, tocará essa peça, e outras digníssimas de audição, num recital também partilhado, desta vez, com o guitarrista Rui Mourinho. Será na Igreja da Misericórdia de Tavira, no próximo dia 29 de Novembro.
Apareçam e celebrem a Música!

segunda-feira, novembro 03, 2008

o centésimo vigésimo primeiro miado

O Gato divulga e aplaude esta excelente iniciativa! Aqui estão mais pormenores, do texto recebido:
"Durante 5'55'' faça saltar das suas gavetas as vontades adiadas, as ideias ou os projectos por concretizar que nós damos-lhes guarida, ajudamos a trazê-los à luz do dia. Aceite o nosso convite/desafio e dê-lhe o formato que desejar.
Queremos dar visibilidade ao que está latente no seu imaginário e ainda não veio a público, aos seus projectos que aguardam o dia de se tornarem “quase” realidade. Nós emprestamos-lhe a luz que você merece, facultamos-lhe o micro que você precisa, e em troca, prometemos-lhe uma plateia curiosa, atenta e entusiasta.
Queremos continuar a explorar todas as potencialidades do CAPa. Depois de espectáculos de variadíssimas áreas, de festas e conversas com muitos formatos, transformemo-lo num simples fórum de opiniões, numa galeria de ideias ou num palco de pequenas emoções. Queremos desafiar todos aqueles que nunca tiveram oportunidade de expor em público as suas ideias, as suas opiniões, as suas vontades, de o fazer de uma forma condensada, num formato reduzido, em 5'55''.
O que lhe propomos não é um casting para nenhum programa de televisão, com locutora vistosa, e muito menos uma audição para uma nova criação do maior produtor de produtos importados, versões enlatadas à "la portuguesa". Procuramos pessoas, amigos que queiram partilhar ideias e vontades e deste modo ficaremos a conhecer melhor quem nos rodeia, quem (nos) acompanha a programação do CAPa, quem se senta silenciosamente ao nosso lado. Queremos tomar o pulso a esta cidade e à região. Para tal damos-lhe 5 minutos e 55 segundos - esse é o tempo que dispõe para expor, tocar, apresentar, contar, dançar, cantar… Aqui tudo tem cabimento se traduzir seriamente o seu desejo de partilhar connosco o que lhe vai na alma.
Damos-lhe a possibilidade de no próximo ano produzirmos a sua nova criação. Um trabalho que tenha tido a sua génese no que apresentar nos 5'55'' no CAPa. Apoiaremos financeira e logisticamente o seu novo trabalho. Caso seja do seu interesse, poderá realizar uma residência de criação com o acompanhamento de profissionais, integrada no programa de residências artísticas desta estrutura, com a possibilidade do resultado vir a ser apresentado na programação do CAPa 09.
Como se deve candidatar aos 5'55'' propomos-lhe que nos envie para devir@mail.telepac.pt ou para rua Frei Lourenço de Santa Maria nº4, 8000-352 Faro, uma pequena sinopse, um texto curto (Max. 3000 caracteres inc. espaços) onde nos dê a conhecer as ideias que estão subjacentes ao que pretende apresentar, bem como as necessidades técnicas e logísticas que serão asseguradas por nós, de modo a permitir fazermos uma triagem das propostas que nos chegarem até ao próximo dia 15 de Novembro. Os resultados desta selecção chegarão no dia 20, você terá 8 dias para preparar os seus 5'55'' (cinco minutos e cinquenta e cinco segundos) de 28 ou 29 de Novembro, eles serão só seus.nesse abrir e fechar de olhos o CAPa será mais do que a sua casa, será o seu desejo!"
Informações e inscrições: 289 828784 / 91 8703416

sábado, setembro 27, 2008

o centésimo décimo nono miado

Quando o Gato ouviu pela primeira vez esta canção, não fazia ideia que seria uma versão de uma música de um mítico grupo... Aqui fica então esta melodia, simples e memorável, em época de (eterno) revivalismo dos ABBA. De qualquer forma, fica também uma porta aberta para o universo destes "The Czars", grupo com temas absolutamente especiais. Descubram e deixem-se embalar...

o centésimo décimo oitavo miado




A porta para um espaço em que o tempo quotidiano fica atrás de nós. Entra-se numa dimensão de aprendizagem e verdade, e nós sempre abraçados pela espiritualidade verdadeira deste lugar pleno, numa terra plena de beleza.


Mais uma vez, vai acontecer mais uma edição d' "O Corpo que Pensa", o conjunto de seminários avançados de inter-relação psico-pedagógica, orientados por Pia Kraemer, a quem este Gato exprime a sua gratidão e reconhecimento.


Para quem quer arriscar numa busca de si e do(s) outro(s) através do movimento e expressão corporal e psicológica, e da reflexão proporcionada pelas mais recentes investigações de desenvolvimento infantil, agarrem esta possibilidade!


Depois digam algo, ou que essas palavras sejam dançadas ;-)

sábado, agosto 16, 2008

O centésimo décimo sétimo miado

Uma porta de entrada para um filme fascinante...

domingo, julho 13, 2008

o centésimo décimo sexto miado


E foi um excelente concerto, com óptimos augúrios! :-)

quarta-feira, julho 02, 2008

o centésimo décimo quinto miado

Tenho o prazer de anunciar que o projecto AXARAZ (http://www.myspace.com/axaraz) e os alunos da classe de Composição do Conservatório Regional do Algarve (Faro) partilharão um concerto, no próximo dia 9 de Julho (Quarta), a partir das 19 horas, precisamente no auditório do Conservatório. A entrada é livre, a música é boa e com estreias absolutas, por isso, apareçam!! :-)

domingo, junho 29, 2008

o centésimo décimo quarto miado

O Gato engraçou com esta. É recente, mas é totalmente anos 60. É aí que está a piada ;-)

quinta-feira, junho 26, 2008

o centésimo décimo terceiro miado

Este é um par vencedor, com um recente prémio internacional! :-) Vejam, leiam e ouçam a tal "Energia Motriz" em :

http://www.euromedcafe.org/swinner.asp?lang=ing&documentID=12525

terça-feira, junho 03, 2008

o centésimo décimo segundo miado


Anuncio o concerto comemorativo do XX Aniversário do Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina!
Para além do prazer de ouvir excelente música, e de prestar a minha homenagem ao trabalho notável deste grupo e do seu líder, o Professor Francisco Rosado, terei a honra de estar presente e de apresentar, em estreia absoluta, uma peça composta por mim, de propósito para este Consort - "Duas Histórias".
Aguardo a vossa presença, sobretudo pelo prazer de partilharmos a maravilha que é a MÚSICA!

terça-feira, maio 27, 2008

domingo, maio 04, 2008

o centésimo décimo miado

Tenho o prazer de anunciar a minha mais recente iniciativa...


ATELIER DE MÚSICA, MOVIMENTO E CRIATIVIDADE


Estúdio de Dança do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina

Objectivos:

Criar um espaço de (re)descoberta do potencial criativo
Experimentação inter-relacional
Partilha de conhecimentos, práticas e perspectivas, com vista a um melhor desempenho criativo e pedagógico, nas diferentes áreas artísticas e educacionais
Integração de formas lúdicas, criativas e expressivas no trabalho educacional e artístico
Utilização criativa da imaginação, da interpretação, do som e do movimento
A optimização da dinâmica de grupo

Programa:

Percepção das várias dimensões da relação pessoal e social com a Música
Consciencialização de receptividade e resistência a objectos sonoros familiares e estranhos
Escuta activa
Observação e experimentação de movimento
Relaxamento
Associação Música – Movimento
Voz e respiração
Texto, linguagem e criatividade
Improvisação rítmica, vocal e de movimento
Composição livre
Contraponto improvisado
Dinâmicas próprias a partir do trabalho de cada participante
Auto e hetero conhecimento através da Música
Balanço e avaliação dos seminários

Datas e horários:

9, 16, 23 e 30 de Maio (Sextas-Feiras, das 18H30 às 20H30)
6, 13 e 27 de Junho (Sextas-Feiras, das 18H30 às 20H30)
4 e 11 de Julho (Sextas-Feiras, das 16H30 às 20H30)

Destinatários:

Comunidade em geral, Professores, Educadores de infância, estudantes e profissionais da área da Música e das artes performativas.
Não são necessários conhecimentos prévios de Música.

Idade mínima de participação: 15 anos

Inscrições:

A inscrição deverá ser devidamente preenchida e entregue na Secretaria do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.

O Atelier funcionará com um mínimo de 14 participantes e um máximo de 28.

Preço total (22 horas): 80 euros (30 euros pagos no acto da inscrição + 50 euros pagos na 5ª sessão)

No caso de existirem vagas, é possível a inscrição em sessões individuais, mediante o pagamento de 10 euros (sessão de 2 horas) ou 20 euros (sessão de 4 horas, em Julho).

Nota: Os participantes deverão trazer roupa confortável, meias grossas ou calçado confortável.

Informações:

Conservatório Regional do Algarve Maria Campina
Av. Júlio Almeida Carrapato, nº 93
8000 Faro

Tel: 289 870 490
Email: cramc@mail.telepac.pt

segunda-feira, abril 28, 2008

o centésimo nono miado

Aquando da extinção do Ballet Gulbenkian, o Gato teve o magnífico privilégio de ter sido um dos que assistiu ao derradeiro espectáculo, no Teatro Camões. Esta coreografia, "Cantata", de Mauro Bigonzetti, foi a escolhida... Só podia ter sido esta, um hino apaixonante à Vida, respirada por tudo aquilo que é, e o que representa o Mediterrâneo.
Hoje, o Gato teve mais uma vez a oportunidade de ter sentido esta obra-prima, na sua cidade natal, pela Companhia Nacional de Bailado.
Nada mais há a dizer - não se descreve o sublime. Que perdure!

domingo, abril 06, 2008

o centésimo oitavo miado

















Aqui estão as fotos que provam a viagem deste Gato por Helénicas terras... Uma experiência inesquecível, já com saudades e vontade de explorar de novo estas e outras inúmeras riquezas deste país Património da Humanidade, uma pátria para todos os apaixonados do Mediterrâneo, em todos os seus sentidos! Obrigado Zeus e todos os deuses do Olimpo, por esta oportunidade que me concederam tão generosamente! Voltarei, estou seguro disso! :-)

quinta-feira, abril 03, 2008

o centésimo sétimo miado

Tenho o prazer e a honra de anunciar que estarei mais uma vez na Biblioteca Municipal de Albufeira, para mais uma edição dos meus seminários de Música e Criatividade "Descobrir a Possibilidade"!

Será nos dias 5, 12 e 26 de Abril, aos Sábados, das 14H00 às 18H00. Como sempre, espero poder sentir e transmitir uma experiência de partilha, aprendizagem e interacção. Viva a dinâmica de grupo! :-)

Aqui estão mais informações:

Público-alvo: Professores, educadores de infância, profissionais e estudantes da área da música e das artes performativas, assim como todos os interessados na área.

Conteúdos:
- Percepção das várias dimensões da relação pessoal e social com a música;
- Consciencialização da receptividade e resistência a objectos sonoros familiares e estranhos;
- Escuta activa;
- Observação, experimentação e integração de movimento;
- Ampliação da gama de ferramentas pedagógicas;
- Activação de uma abordagem transmodal;
- Experimentação prática e análise de vivências;
- Auto e hetero-conhecimento através da música;
- Projecto criativo a partir de trabalho conjunto;
- Balanço e avaliação dos seminários.

Inscrições:
Biblioteca Municipal de Albufeira, através do telefone: 289 598 700, ou fax: 289 598 729.

Apareçam!!

sábado, março 22, 2008

o centésimo sexto miado


Tenho o grande prazer de anunciar um evento muito especial:

O 1º Concerto da Temporada Contemporâneus, pelo EvorEnsemble, será no próximo dia 27 de Março (Quinta-Feira) pelas 22h, no Palácio Dom Manuel, na belíssima cidade de Évora.

Um das peças é precisamente minha, e trata-se de uma estreia absoluta.
Descubram qual é dentro do programa que aqui divulgo ;-)

"Divagações" – Cristóvão Silva

"Tocam os Corridinhos!" – Nuno Rodrigues

"Sintonia" – Rogério Medeiros

"Da Loucura, do Grotesco e da Morte em Peer Gynt" – Eurico Carrapatoso

A direcção do EvorEnsemble estará a cargo do Maestro Paulo Lourenço.

Apareçam!!

quarta-feira, março 19, 2008

o centésimo quinto miado

Um concurso muito atractivo!! ;-) Por uma razão profundamente importante e marcante - a consciência corporal, mental, integral, de que é possível viver a Vida de uma forma mais plena, livre, e realmente REAL:


Aproveito também para citar algumas passagens, sempre inspiradoras, do blogue http://ashtangaportugal.blogspot.com/, a propósito também desta iniciativa:

"Ao ser questionado sobre a iluminação Ramana Maharshi (um iluminado Hindu) dizia aos seus discípulos "a sua cabeça já está na boca do tigre, a qualquer momento ele pode fechá-la..." o tigre simboliza o destino inevitável do ser humano (a transcendência, a iluminação, a morte em vida) e a mordida simboliza o tempo... uma vez iniciado o processo já não há volta, e esse é o destino de todos os seres que por acidente ou não tropeçaram em frente ao tigre...

Às vezes perdemos a motivação... é normal... faz parte do processo... mas 100% das pessoas que já praticaram de forma consistente sabem que são nesses períodos, sejam eles de paz ou de adversidade, que nos encontramos... mais conectados com a nossa verdadeira essência, sem máscaras, sem floreados... nós mesmos... aqui e agora... alguns mais do que outros, uns com maior ou menor intensidade, uns por mais ou menos tempo... já vislumbraram a possibilidade de viver nesse estado para sempre... se assim não fosse ninguém em sã consciência iniciaria o dia com as mãos unidas em frente ao coração e dedicaria 2 horas do seu dia a transpirar em silêncio e a saudar o sol, a lua, os elementos e todos os seres do planeta... mesmo sem saber... é exactamente isso que faz... praticar Yoga não é praticar ginástica exótica para ficar mais flexível... não é para ficar mais saudável... não é estar na moda... não é por que está deprimido... nem se quer é por que gosta... sim por que o melhor momento da prática é quando acaba... e olha para o resto do seu dia com a sensação de missão cumprida... venha o que vier estou preparado... Só praticamos por saber que o tigre pode fechar a boca a qualquer momento e essa mordidela pode significar a morte do Ego e do MEDO... puro e simples... Yoga na sua essência é experienciar Amor incondicional... e sabemos que é possível vivê-lo a 100%, sem flutuações..."

:-)

segunda-feira, março 03, 2008

o centésimo quarto miado

Caros leitores deste blogue, quero aqui demonstrar a minha solidariedade para com o grande amigo http://malveiro.blogspot.com/
Transcrevo aqui as suas palavras, portadoras de um testemunho que urge divulgar, a fim de se alertar as consciências individuais e sobretudo políticas... Quando é que se perceberá o poder de ser usado o melhor de nós próprios, para o bem - efectivo e profundo - de todos?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sou hemofílico, uma condição física que me coloca em risco acrescido permanente e que aprendi a relativizar de modo a viver uma existência não condicionada pela ameaça da doença.
Ontem de manhã tive uma hemorragia. O sabor férreo do sangue na boca começou de manhã, pelas 8horas, após o pequeno-almoço. Como estava a mais de 100 km de distância do Hospital Distrital de Faro e porque já sabia o que me esperava (este verbo é o verbo certo – esperar), tomei precauções e adiei o inevitável: bebidas geladas, gelo triturado, repouso e a esperança que os 20% de Factor VIII que a genética me concedeu fizesse o seu trabalho de coagulação. Não fez.
Pelas 17 horas, já farto de me sentir um Drácula de mim mesmo, fiz-me ao caminho, sozinho de carro, até ao Hospital Distrital de Faro. Durante a viagem, pela Via do Infante, telefonei para o Hospital e pedi para falar com a Hematologia, porque sei que geralmente nestas situações o especialista administra 1000 unidades de factor VIII: “ah, Hematologia não temos, só Serviço de Sangue. Vai ter que vir até às urgências.”… senti um arrepio, agradeci e desliguei o telefone.
Continuei a viagem temeroso do tormento antecipado.
No atendimento inicial, às 19 horas, tudo foi muito bem. Explicado ao funcionário do guiché a minha condição e estado, fui encaminhado para o atendimento de triagem dentro da Urgência.
E pronto, havia chegado ao purgatório.
A enfermeira da triagem, criatura inexpressiva perante a minha informação de que era hemofílico e sangrava desde das 8 horas da manhã, atribuiu-me uma fita amarela (Método de Triagem de Manchester – do menos grave para o mais grave: verde-amarelo-laranja-vermelho) e fui para uma sala denominada apropriadamente de “Sala de Espera”. Lá dentro as pessoas sofriam, o que é espectável num hospital. E sofriam com dores? Sim, também, mas não só. Desesperavam com a espera e a ausência de informações.
No final de tudo, às 00:15 minutos do dia seguinte, conclui que a espera desesperante, desde a cor verde até à cor laranja inclusive, não foi para todos eles inferior a 5 horas.
Assisti, entre o purgatório da sala e o inferno da Urgência própriamente dita, a algumas cenas verdadeiramente deploráveis e inaceitáveis. Os corredores estavam apinhados de macas com doentes, dezenas, quase todos idosos. Vários gritavam e choravam sem que lhes fosse dada qualquer atenção digna desse nome. O cheiro a fezes e urina era impressionante.
Da sala de (des)espera até à sala de atendimento havia apenas uma estreitíssima passagem por entre as macas amontoadas de doentes. São cerca de 50 ou 60 metros que percorri 8 vezes, ida e volta: às 20 horas, perplexo, quando fui atendido por um médico extenuado que estava de banco desde o dia anterior; depois, horrorizado, às 21horas quando me fizeram análises ao sangue entre macas e uma confusão de gente; novamente às 22:00 quando me administraram o Factor VIII; e às 00:15, quando finalmente me foi dada alta sem quaisquer outras recomendações.
A brutalidade das condições físicas do espaço e principalmente a desumanidade com que alguns dos funcionários se dirigem aos doentes merece este comentário: observei gritos de funcionários para com alguns doentes perante o olhar impávido dos médicos presentes, vi gestos de humilhação pública - entre outros, a prática da mudança das fraldas aos incontinentes à vista de toda a gente. Também assisti, como todos os utentes que passam pelo longo corredor por entre as macas até ao balcão de atendimento, ao banho sem condições de privacidade e reserva da intimidade, tudo desnudadamente feito entre discursos de contenção pseudo-técnicos que infantilizam os enfermos que se queixam, uns entre gritos lancinantes, outros entre queixumes ininterruptos. Um horror inaceitável.
Faz-me recordar, infelizmente, os meus tempos de estágio em Coimbra, quando numa visita do então Ministro da Saúde - não aquela ilustre personagem de má memória para os cidadãos com hemofilia e para as famílias dos hemofílicos contaminados com VIH – os doentes que estavam depositados como meros objectos nos corredores das urgências foram retirados pelos elevadores para os pisos superiores de modo a esvaziar o Serviço até passar sua Excelência e a comitiva de jornalistas que o acompanhavam, tudo para efeitos de propaganda. Ninguém me contou, eu assisti.
Ontem, tal como outrora, ninguém me relatou seja o que for, eu vi e sobrevivi à situação, não sem sair dela outra vez com desgosto profundo e memórias visuais do absoluto sofrimento e da miséria.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

o centésimo terceiro miado

Nem parece que há volta deste espaço de Deuses e Homens está uma contemporânea Polis com mais de três milhões de habitantes...

domingo, fevereiro 24, 2008

o centésimo segundo miado

Caros leitores e viajantes internáuticos, este Gato partilha convosco um correio electrónico (uma espécie de newsletter) que tenho recebido de Isa e Tarik, da Casa Vinyasa, em Lisboa, onde cheguei a frequentar aulas de Ashtanga Yoga:

http://casavinyasa8yoga.blogspot.com/

Como sempre, são palavras verdadeiramente inspiradoras... Que não se fique só por este momento de motivação e esperança, mas que se concretize o sonho, porque é possível, se se quiser - e falo, antes de mais, para mim próprio. Temos o poder de escolher, e não percebemos isso, quando nos lamentamos apenas e pensamos - comodamente - que não existe solução... Mas é claro que há!

"(...) Estive recentemente numa palestra na Gulbenkian dada por um Britânico top xpto sobre alterações climáticas… apesar de não ter aprendido nada de novo, "os factos não mentem…" estamos a presenciar uma das mudanças mais aceleradas em toda a história da Humanidade… O que mais me impressionou foi o cansativo foco nos problemas… a sementinha do Medo… mas soluções… nada… nem se quer uma direcção… também, 40 minutos não dava para muito e a táctica do Medo como motor de mudança funciona melhor, visto que a humanidade está totalmente escravizada por ele…

Mas felizmente essa consciência está a mudar… e também felizmente estamos conectados com um canal muito mais enfocado nas soluções, não tanto nos problemas… problemas existem é certo… mas podemos transformá-los em oportunidades… o Yoga como já repeti inúmeras vezes foi desenvolvido a partir da observação e da nossa integração com o meio natural… mas numa época em que existia equilíbrio… hoje a coisa mudou… o equilíbrio perdeu-se, e os pontos de referência também… mas a conexão está lá… no DNA da prática, cada vez que se faz a oração, conectamos com a linhagem de pessoas que desenvolveram a arte de transcender… e quanto mais nos vamos aprofundando… mais conectados estamos… e mais gratificante se torna a nossa aventura por essa vida…

2008 é um ano determinante para muitas pessoas deste planeta… sente-se de facto… e o maior investimento nesse momento… é o investimento em conhecimento… conhecimento prático e objectivo que poderá determinar o futuro da nossa espécie… das nossas famílias, dos nossos filhos e de nós mesmos…

Nessa época de tomada de decisões… nós temos duas hipóteses… "Ou fazer parte da solução… Ou ser o problema…" e as consequências da preguiça, displicência, alienação, falta de disciplina, falta de rigor e de brio, Medo, perda de referências, ir andando, falta de auto-estima, consumismo sem ética, depressão, mania etc. podem ser catastróficas… o que mais me impressionou na palestra por exemplo foi ter a total noção de que os políticos e as pessoas que julgam estar no poder são as mais desesperadas para encontrar soluções sustentáveis viáveis para continuar alimentando o sistema monstruoso criado por todos os seres humanos… basta colocar em perspectiva que cidades como Xangai em 10 anos passarão de 20 Milhões de habitantes para 40 Milhões… e a água? Vem de onde? Quanto tempo mais vamos ficar à espera e deixar que "Eles" decidam?
Eles, somos Nós… e cabe a Nós impor a nossa vontade… mas antes disso é preciso ter vontade… e investir em nós mesmos… conhecimento prático…

Nós decidimos afastar o Medo e conectar com o Amor… e resolver os problemas com soluções… há muito para se fazer… e o principal é a comunicação… e a conspiração (respirar em conjunto) estamos genuinamente empenhados em compartilhar isso através do Yoga, que encerra um enorme excedente de conhecimento que numa vida só não é suficiente para aprender… mas o tempo voa e o nosso entusiasmo é alimentado pelo vosso… e essa troca é muito importante para o futuro de todos… a Tribo deve continuar com seus rituais e com as suas tradições… não para o bem individual egoísta… mas para o bem do grupo… e agora mais do que nunca… para o bem do planeta…

(...)

sábado, fevereiro 16, 2008

o centésimo primeiro miado

Para os que ainda não descobriram o excelente sabor e as propriedades do Miso - um ingrediente a ter mais nas mesas que se querem saudáveis...

O que é o Miso?

De origem japonesa, é uma pasta fermentada que leva anos a fermentar, feito a partir de grão de soja, um cereal e sal.

Nas suas propriedades destacam-se:
- A elevada percentagem de proteínas vegetais, conhecidas como proteínas de base, a partir das quais o homem, por si mesmo, pode produzir no seu corpo a proteína animal considerada perfeita.
- Contém em grande quantidade uma enzima muito activa capaz de refazer a flora intestinal.
- Contém uma grande percentagem de lecitina, excelente para os vasos sanguíneos, prevenindo o seu envelhecimento.
- Possui lisina, o que favorece o crescimento das crianças.
- É um excelente remédio para as gripes e a falta de apetite.
- É um excelente desintoxicante e fortificante: limpa os pulmões e os brônquios; é um excelente fortificante do leite materno.
- Fortifica e desintoxica o fígado, principalmente em relação aos efeitos do álcool e do fumo.
- Assimila a radioactividade, expelindo-a para fora do corpo.
- Contém ácido linoleico que se combina com a lecitina para dissolver o colesterol, evitando a hipertensão e a arteriosclerose.
- Também é bom para doenças cardíacas e alergias provocadas pelo excesso de proteínas não digeridas no sangue.

Em resumo, o Miso proporciona LONGEVIDADE!

sábado, fevereiro 02, 2008

o centésimo miado

IMPORTANTE LER E DIVULGAR:
O movimentopelamusica, formado por um grupo de Professores da Escola de Música do Conservatório Nacional, tem como objectivo informar a população em geral sobre as implicações que a reforma prevista pelo Ministério da Educação terá no ensino especializado da música.

Sob a bandeira falaciosa de uma democratização do ensino musical, o Ministério da Educação prepara-se para extinguir o ensino especializado da música no país. As crianças entre os 6 e os 9 anos, assim como os alunos de idades mais avançadas serão excluídos do sistema. Como exemplo: dos cerca de 900 alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, 75% não poderá prosseguir os seus estudos. As famílias, e só as que tiverem maiores possibilidades financeiras, serão então obrigadas a pagar por um ensino de qualidade em escolas privadas.
A cultura musical ficará empobrecida, mais cara e mais elitista!

Somos pela abertura de uma sensibilização à música dirigida a todas as crianças desde a pré-primária e, se possível, nas escolas do ensino genérico. Mas estas medidas não podem ser tomadas à custa da extinção do ensino especializado, onde até agora crianças a partir dos seis anos de idade podiam aprender a tocar um instrumento. O ensino especializado da música tem um valor formativo único e é igualmente uma importante fonte geradora de emprego - a indústria da música e do espectáculo gera aproximadamente 100.000.000.000€ por ano (não tendo em conta as verbas de espectáculos musicais), quantia que cobre 7 vezes a despesa do Ministério da Educação com o ensino especializado da música.

Em consonância com outros movimentos (Movarte, salvemoconservatorionacional) somos pela defesa de um ensino de qualidade e as nossas posições encontram-se reflectidas no Manifesto aprovado em Assembleia Geral de Escola.

Se partilhar das nossas inquietações, junte-se a este movimento, ajude a divulgar este e-mail e assine a petição on-line que encontrará em:

http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html
Ah, e não esquecer também outra petição, a propósito da democratização do Ensino Artístico, dirigida ao Primeiro Ministro e ao Presidente da República:

quinta-feira, janeiro 31, 2008

o nonagésimo nono miado



Três imagens de um recém descoberto Mosteiro - Paraíso de todos os Mundos, no Egeu de todos os Deuses...





segunda-feira, janeiro 28, 2008

o nonagésimo oitavo miado

O Gato não viu a nova ópera de Emmanuel Nunes, daí não poder dizer algo, acrescentando algo (ou não!) à polémica que por aí anda... Entretanto, o Gato julga de bom tom divulgar o nome de um jovem compositor alemão, Jörg Widmann, cuja passagem por Lisboa há alguns anos, deixou uma impressão singular, do melhor que se anda a fazer na contemporânea música!
Fica aqui um excerto da sua
"K(l)eine Morgensternszene", e recomenda-se a audição de outras obras suas.
Boa música! Boas vibrações! :-)

domingo, janeiro 27, 2008

o nonagésimo sétimo miado

Ei-las, multiplicando-se pelos campos, de serra a mar, saudando o novo (meridional) ano com beleza e simplicidade!

sábado, janeiro 19, 2008

o nonagésimo sexto miado

De vez em quando existem fenómenos que marcam a vida de tal forma que nos fazem sentir a própria vida de outra forma... Depois de ter tido oportunidade de ter visualizado excertos deste filme num determinado Convento, redescobri por acaso este filme, discretamente a respirar numa prateleira inferior de uma grande superfície comercial. Na verdade, fui eu o descoberto, fui a presa: "Amelia", de Edouard Lock, é como um lobo voraz, come-nos impiedosamente, mas deixa-nos vivos para vermos a nossa carne transformada, misturada violentamente com sublime.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

o nonagésimo quinto miado

Aqui está o primeiro post de 2008, e sobre algo que me dá muitíssimo prazer fazer! :-)
Tenho o prazer de anunciar mais uma nova edição dos ateliers de Música e Criatividade "Descobrir a Possibilidade", desta vez nas magníficas instalações da Biblioteca de Faro!
Lá estarei, nos próximos dias 11, 18 e 25 de Janeiro, (Sextas), entre as 15 e as 19 horas, tentando estimular, através de dinâmica de grupos, a consciência de que é possível explorar a Música e a Criatividade de uma forma lúdica e descomplexada, mas ao mesmo tempo profunda e rigorosa. No fundo, descobrir ou redescobrir as nossas potencialidades criativas, intra e inter-pessoais!
Como sempre, fico grato pelo vosso interesse e divulgação! As inscrições estão abertas!
Abraço grande!