domingo, outubro 28, 2007

o septuagésimo sexto miado

É hora de almoço... O Gato deliciar-se-á com Tofu na sua refeição... Para desfazer dúvidas sobre o que é isto de Tofu, o modo de fabrico, os nutrientes, algumas curiosidades históricas, aqui estão alguns esclarecimentos:

O Tofu, muitas vezes chamado de “queijo de soja”, dada a sua semelhança com o queijo fresco comum, é feito a partir de feijão de soja. Este é cozido e moído, dando origem a um "leite"; a este é adicionado um agente coagulante (o sulfato ou cloreto de cálcio, ou o cloreto de magnésio); a coalhada solidifica e é prensada, obtendo-se assim o Tofu.

É rico em proteínas e apresenta um baixo teor de gorduras saturadas. Não tem colesterol. Consoante o coagulante utilizado, é rico em cálcio ou em magnésio. É uma fonte razoável de Vitamina E e é rico em Vitaminas B1 e B2. Também possui ferro e fósforo, sendo por isso muito importante no equilíbrio de uma dieta vegetariana. É extremamente versátil, pode ser confeccionado de inúmeras formas. Aqui está uma sobremesa:


Para satisfazer apetites históricos, algumas notas:

O Tofu foi usado pela primeira vez na China há mais de 2000 anos; foi introduzido no Japão por monges que estudaram na China, tornando-se popular entre a classe nobre e os Samurais e posteriormente entre o povo.

No Ocidente, já em 1603 um dicionário espanhol ("Vocabulario da lingoa de Iapam") referia a palavra "tofu". O Tofu foi primeiramente produzido na França em 1880, e nos EUA, em 1895, todavia, numa escala comercial, só em 1929.

Para mais informações, existem muitos sítios na internet. Sugiro um:

http://www.soya.be/what-is-tofu.php

Mas, fora de teorias, o melhor é mesmo experimentar!! :-)

Sem comentários: